José Paulo
O campo político/estético é dirigido e regulado por uma
plurivocidade de tela gramatical. Um fenômeno do regime constitucional de 1988
é o evangelismo radical neoconservador do americanismo.
O evangelismo radical invade o campo político-88 ao se
constituir como uma cultura política econômica que ergue uma tela gramatical
neoconservadora radical. Como o evangelismo significa dezenas de milhões de
´pessoas [sendo maioria mulheres] é preciso todo cuidado na análise desse
fato/artefato.
O evangelismo é a massa religiosa habitando o campo
político/estético através da soberania popular e rua. O pastor se tornou um
agente da política brasileira que levou ao governo nacional Jair Messias
Bolsonaro e quase o reelegeu, em 2022. O evangelismo é um fenômeno que se
define como negação do campo da esquerda lulista/petista. Lula o derrotou em
outubro de 2022, ao jogar Bolsonaro para a superfície profunda da meia-noite do
campo político/estético-88.
Começo análise pela relação do evangelismo com a Constituição
de 1988. O evangelismo neoconservador
tem uma posição dentro das <quatro linhas> da Constituição?
“VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença,
sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma
da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. (Constituição: 18).
O evangelismo radical aparece como uma religião das classes
populares brancas que estabelecem a guerra civil racial contra as classes
populares pobres negra e mestiça. No campo político religioso/estético, o
evangelismo faz das religiões afro-brasileira um objeto de ataque [inimigo no
território do sagrado], em uma guerra de posição religiosa cujo objetivo é
jogar para a superfície profunda da meia-noite a cultura política econômica
religiosa afro-brasileira.
Qual a relação do evangelismo radical com o direito
penal? já que este é a nova gramática de
inteligibilidade das relações sociais. (Garapon: 14).
“XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos,
vedada a de caráter paramilitar”. (Constituição: 19).
No campo político/estético religioso, o evangelismo radical
aparece como franja paramilitar e, assim passa a fazer parte da guerra civil da
meia-noite no campo político/estético-1988.
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No campo político neoconservador da América de Tocqueville, Do9nald
Trump representa o evangelismo radical da guerra civil religiosa. A guerra
civil de trompista é uma vontade de poder de produzir a transformação da forma
de governo. Donald se apresenta como partidário de uma forma de governo
cesarista/tirânica brutalista de um Estado teológico, como no Brasil, Bolsonaro
é o agente de uma forma de governo teológica neogrotesca secundado pelo pastor Malafaia
e Michele Bolsonaro.
Qual a relação do evangelismo neoconservador brasileiro com o
campo da direita liberal radical?
O neoconservador neopentecostal se caracteriza por uma
relação diferente do evangélico tradicional. Este quer conservar a tradição de
costumes e hábitos da moralidade familiar no campo político religioso. O evangélico
radical é um agente de mudança no campo político que usa a tradição da moralidade
familiar como arma religiosa de intervenção na soberania popular. Ele fala em <teologia
do domínio> como uma concepção política de vida como assalto ao Estado secular.
Ele põe e repõe abertamente a vontade de substituir o Estado brasileiro laico
da Constituição de 1988 por um Estado teológico. A tradição do
neoconservadorismo é a política teológica do americanismo neoconservador.
O evangelismo radical neoconservador é a abolição no campo
político/estético religioso da Constituição-88 com sua teologia da prosperidade,
que é a ideia de desintegração do Estado-88:
Capítulo II, Direitos sociais
“Parágrafo único. Todo brasileiro em situação de
vulnerabilidade social terá direto a uma renda básica familiar, garantida pelo
poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e
requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e
orçamentária”. (Constituição: 23). 23
Este paragrafo é o coração da gramática social da
constituição-1988. Contra ele se levanta uníssono o campo ideológico da direita
que se apresenta como uma estrutura de dominação hegemônica na politica
nacional, através do Congresso e do poder judiciário.
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