sábado, 23 de março de 2024

Evangelismo neoconservador

 

José Paulo 

 

O campo político/estético é dirigido e regulado por uma plurivocidade de tela gramatical. Um fenômeno do regime constitucional de 1988 é o evangelismo radical neoconservador do americanismo.

O evangelismo radical invade o campo político-88 ao se constituir como uma cultura política econômica que ergue uma tela gramatical neoconservadora radical. Como o evangelismo significa dezenas de milhões de ´pessoas [sendo maioria mulheres] é preciso todo cuidado na análise desse fato/artefato.

O evangelismo é a massa religiosa habitando o campo político/estético através da soberania popular e rua. O pastor se tornou um agente da política brasileira que levou ao governo nacional Jair Messias Bolsonaro e quase o reelegeu, em 2022. O evangelismo é um fenômeno que se define como negação do campo da esquerda lulista/petista. Lula o derrotou em outubro de 2022, ao jogar Bolsonaro para a superfície profunda da meia-noite do campo político/estético-88.

Começo análise pela relação do evangelismo com a Constituição de 1988.  O evangelismo neoconservador tem uma posição dentro das <quatro linhas> da Constituição?

“VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. (Constituição: 18).

O evangelismo radical aparece como uma religião das classes populares brancas que estabelecem a guerra civil racial contra as classes populares pobres negra e mestiça. No campo político religioso/estético, o evangelismo faz das religiões afro-brasileira um objeto de ataque [inimigo no território do sagrado], em uma guerra de posição religiosa cujo objetivo é jogar para a superfície profunda da meia-noite a cultura política econômica religiosa afro-brasileira.

Qual a relação do evangelismo radical com o direito penal?  já que este é a nova gramática de inteligibilidade das relações sociais. (Garapon: 14).

“XVII – é plena a liberdade de associação para fins lícitos, vedada a de caráter paramilitar”. (Constituição: 19).

No campo político/estético religioso, o evangelismo radical aparece como franja paramilitar e, assim passa a fazer parte da guerra civil da meia-noite no campo político/estético-1988.

                                                                2

No campo político neoconservador da América de Tocqueville, Do9nald Trump representa o evangelismo radical da guerra civil religiosa. A guerra civil de trompista é uma vontade de poder de produzir a transformação da forma de governo. Donald se apresenta como partidário de uma forma de governo cesarista/tirânica brutalista de um Estado teológico, como no Brasil, Bolsonaro é o agente de uma forma de governo teológica neogrotesca secundado pelo pastor Malafaia e Michele Bolsonaro.

Qual a relação do evangelismo neoconservador brasileiro com o campo da direita liberal radical?

O neoconservador neopentecostal se caracteriza por uma relação diferente do evangélico tradicional. Este quer conservar a tradição de costumes e hábitos da moralidade familiar no campo político religioso. O evangélico radical é um agente de mudança no campo político que usa a tradição da moralidade familiar como arma religiosa de intervenção na soberania popular. Ele fala em <teologia do domínio> como uma concepção política de vida como assalto ao Estado secular. Ele põe e repõe abertamente a vontade de substituir o Estado brasileiro laico da Constituição de 1988 por um Estado teológico. A tradição do neoconservadorismo é a política teológica do americanismo neoconservador.

O evangelismo radical neoconservador é a abolição no campo político/estético religioso da Constituição-88 com sua teologia da prosperidade, que é a ideia de desintegração do Estado-88:

Capítulo II, Direitos sociais

“Parágrafo único. Todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá direto a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda, cujas normas e requisitos de acesso serão determinados em lei, observada a legislação fiscal e orçamentária”. (Constituição: 23). 23

Este paragrafo é o coração da gramática social da constituição-1988. Contra ele se levanta uníssono o campo ideológico da direita que se apresenta como uma estrutura de dominação hegemônica na politica nacional, através do Congresso e do poder judiciário.  

 

 

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário