quarta-feira, 3 de maio de 2017

ZERO A ESQUERDA – UMBERTO ECO.

José Paulo

ZERO A ESQUERDA – UMBERTO ECO.

Ao estudar o jornalismo em geral (e em particular o do Brasil) me deparo com o badalado (na época em que foi lançado) romance Número Zero. De fácil degustação, mistura de romance policial com romance de aventura e folhetim levemente popularesco sofisticado a commedia dell’arte, paródia do cinema e da televisão, artefato da sintetização das teorias da cultura de massas da América com a alta cultura parisiense e italiana ..., de fato, trata-se também do avesso do romance feito para ser lido em uma noite de insônia, pois, Zero tem uma ligação direta gramatical com a alta cultura científica parisiense.

O romance é a narrativa que suprassume o Umberto Eco do Apocalípticos e integrados? Ou é uma tentativa tardia, da velhice do escritor em continuar defendendo a cultura de massa da sociedade do espetáculo do americanismo? (Eco. Sem data: 33-49).  Trata-se de uma paródia bem prosaica, quase simplória, da poética da obra aberta? (Eco. 1971: 37-45)   

Do que se trata afinal?

O comendador Vimercate deseja concretamente financiar um jornal apenas com a tiragem número zero. Por quê? Importa realmente saber o porquê? Então, o leitor deve ler solitariamente o Número Zero. Uma dica: o comendador quer entra para o clube de elite da oligarquia financeira internacional e vai usar o jornal Amanhã (Número Zero) como trampolim, vai usar o jornal como produção e impressão dos números zeros durante um ano para fazer de REFÉM (Baudrillard. 1983: 39) o clube da elite rentista. Trata-se da transpolítica contrabandeada para a política do dia-a-dia da imprensa. Transpolítica é tomar o cotidiano da política do mundo-da-vida do clube de elite financeira de um modo obsceno transparente, obscenidade da informação/contrainformação (discurso do político do espião), enfim, do espaço político no terror...   (Baudrillard. 1983: 29).

Para mim o fundamental (a essência do romance) encontra-se em uma experiência jornalística como se fosse o simulacro de simulação da política (Baudrillard. 1981: 177). Trata-se de uma experiência na qual o real do jornalismo é mais real que o próprio real do romance Zero. O jornal tem um segredo dito pelo responsável direto do empreendimento, o notável, para o narrador exímio tradutor do alemão, mestre catedrático dos catedráticos em alemão na Itália, De Samis:
“ – Claro. Que o jornal não vai sair o Comendador não disse nem a mim, eu simplesmente desconfio, ou melhor, tenho certeza”. (Eco: 28).

Perdedor inveterado, pois, vivia de cultivar esperanças impossíveis, o protagonista bissexto romancista e jornalista Colonna é contratado, a peso de ouro, por De Samio, para escrever o livro sobre a experiência do simulacro de simulação do jornal Amanhã (Número Zero) do comendador Vimercate. Trata-se do dono de um pequeno império econômico que incluía pequenas instituições culturais da sociedade do espetáculo italiana. Só faltava ao comendador fazer parte do clube de elite dos financistas internacionais sediados em Milão:
“O comendador quer entrar para o clube de elite das finanças, dos bancos, e quem sabe dos grandes jornais. O instrumento é a promessa de um novo diário disposto a dizer a verdade sobre todas as coisas”. (Eco: 27). 

É claro que Umberto Eco se intromete como a segunda voz latente na frase do Comendador para dizer que todo jornal é mentiroso, simulador, dissimulador, enganador ou na linguagem elegante de Marx: falsa consciência da cultura da política real da realidade da sociedade. A essa altura, Eco está rindo do leitor prosaico de romance, do leitor que faz a leitura literal da narrativa prosaica, pois, a narrativa faz pendant entre a velha cultura e massa da sociedade do espetáculo do americanismo com a alta cultura filosófica e científica europeia e da América.

O autor Eco ri, e faz eco na cultura literária mundial, pois, se na década de 1950, ler e traduzir o alemão era tático mais do que necessário para a cultura planetária; nos anos 2000, é tático saber chinês e russo (Eco: 14). Assim, em um gesto grotesco – aquele que ri de si próprio – Eco ri de não saber ler nem em russo ou alemão? ele o Prêmio Nobel mais badalado pelo jornalismo em geral ocidental, enquanto estava vivo.

O jornalismo é parcela da atividade publicístico-editorial em geral cuja existência na sociedade só faz sentido como o uso da faculdade criativa da imaginação de um grupo cultural de especialistas para (re) elaborar as ideologias gramaticais dominantes-dirigentes, criadas pela classe simbólica, que, inclusive pode se encontrar no seio do povo mais humilde. A classe dominante-dirigente descobriu, finalmente, a técnica industrialis da pólvora da articulação da hegemonia de cima para baixo, vice-versa.

Falar do jornalismo real é cair de olho (ou de ouvido) na prática imaginativa jornalística que invade o real ou é absorvida por ela em uma determinada conjuntura gramatical de um determinado país. Se o romance Zero não faz isso, então, ele não é um a narrativa romanesca-ficcional tendo como pano-de-fundo o jornalismo real italiano ou mundial. Se assim for é o jornalismo como se para o leitor:
“Portanto, todas as nossas indiscrições terão gosto de coisa inédita, surpreendente, ouso dizer oracular. Ou seja: ao cliente nós deveremos dizer: veja como teria sido o (jornal) Amanhã se tivesse saído ontem”. (Eco: 36).
                                                                                     TERÇA-FEIRA, 7 DE ABRIL

A narrativa tem Milão como paisagem, arquitetura, algo entre o real e a imaginação, primeiro de Braggadocio, um dos simuladores de simulação redatores do Amanhã, retirado das páginas de os “Demônios” de DOSTOIEVSKI. NO romance desse último autor, ele certamente seria apresentado como um psicótico dissipador predador no lado direito e no lado avesso como um demônio do terrorismo russo.

Braggadocio leva Colonna para uma viagem meio sentimental meio ideológica por uma Milão que é a memória das ruínas do Império romano (memória a qual a cidade trata prosaicamente, esquecendo a história poética da milenar cidade, que foi capital do Imperii) e os destroços da II Guerra Mundial.

É terça-feira, 7 e abril, e 1992. O leitor espera que a narrativa alcance a globalização até o final do livro. Mas o capítulo é sobre a família fascista de Braggadocio e os efeitos que a memória familiar nazista causou nessa personagem destinada ao crime político. Ele, sem saber que tudo sabe, inconscientemente, quer evitar ser como os terroristas russos demoníacos do século XIX tzarista, o 5 niilista ficcionais [Dostoievski: 380] (ou talvez, o irmão inocente de Lenin enforcado na fortaleza de Pedro e Paulo ou ainda o real Saltikov-Schedrin) que viviam em uma atmosfera de conspiração real e/ou paranoica, e ódio à ordem tzarista, uma atmosfera dominada por máscaras políticas (que não se definem como ideologia gramatical ou teologia secular) e a mentira soberana (Dostoievski: 132, 143, 145). Por uma vontade destilada na mais pura cachaça psicótica, Braggadocio evita ser transformado em um efeito da política real (ou imaginária?) de qual narrador gramatical historial ou agramatical déhistorisé?

Qual narrador diz que Mao assassinou mais gente que Hitler e Stalin juntos? (Eco: 44); e que entrou para o maoísmo parisiense de mai 1968 para fugir do destino familiar nazista do século XXI? Que é possuído por um discurso do político do psicótico onde a publicidade é a publicidade periférica, ou seja, é o avesso da descrição da prática da publicidade do centro do mundo (América) de David Ogilvy, de 1962? (Ogilvy:  25-34); que vê a publicidade como uma máquina de guerra de propaganda mentirosa regada pela informação/contrainformação do discurso do espião da II Guerra?

David não era qualquer empresário montando sua agência de publicidade. Confira o capítulo Serviço secreto da autobiografia do pai da publicidade (Ogilvy: 61).

 O leitor pode ler no Número Zero que o objeto gramatical que persegue a esquerda oriunda da família fascista é a indústria automobilística signo e símbolo do capitalismo moderno da sociedade de consumo da década de 1950. A publicidade seria um instrumento de tal indústria, inclusive, com a difusão da ideologia mecanicista da jovem, bela, mulher-brinquedo seduzida pelo phallus automóvel.          
Para evitar o fascismo, Braggadocio torna-se um homem da esquerda cético e possuído por um discurso psicótico da cultura do pós-modernismo. Nessa cultura, a psicose se confunde com a realidade do simulacro de simulação onde o real phallus automóvel é mais real que o próprio automóvel real. Trata-se do real mais mentiroso que a própria mentira da alucinação. A própria alunissagem é uma montagem do complexo industrial-militar em uma conspiração com a CIA etc.                              
     
                                                                            IV
                                                    Quarta-feira, 8 de abril
“No dia seguinte ocorreu a primeira reunião da redação propriamente dita” : 

BAUDRILLAD, Jean. Les stratégies fatales. Paris: Grasset, 1983
----------------------- Simulacres e simulation. Paris: Galilée, 1981
DOSTIOÉVSKI, Fiódor. Os demônios. SP: Editora 34, 2004
ECO, Umberto. Número zero. RJ/SP: Record, 2016
------------------ Apocalípticos e integrados. SP: Perspectiva, sem data
------------------ Obra aberta. RJ/SP: Perspectiva, 1971
OGILVY, David. Confissões de um publicitário. RJ: Bertrand Brasil, 2003
------------------ Uma autobiografia. SP: Makron Books do Brasil, 1998


Nenhum comentário:

Postar um comentário