domingo, 13 de novembro de 2016

FÍSICA HISTORIAL LACANIANA - LIVRO

FÍSICA HISTORIAL LACANIANA - LIVRO

Trata-se de um livro do campo da física historial lacaniana. O objeto é a política na história universal. Há textos sobre a cultura política contemporânea e a relação desta com a política mundial. Uma linguagem específica (constituída de conceitos, estruturas de pensamento, epistemologia política e imagens conceituais) aparece como o espelho da realidade dos fatos contemporâneos. Conceitos como tela eletrônica e tela digitalis, capital corporativo eletrônico e capital corporativo digitalis, império okhraniano digitalis informacionalis, Homo simulacrum, homo digitalis, cultura política mundial, máquina de guerra freudiana, trans-subjetividade são apresentados de um modo simples para que o leitor se familiarize com a realidade dos fatos políticos mundiais. 


Há textos específicos sobre Hannah Arendt, Montesquieu, Euclides da Cunha e Kierkegaard. Tais textos são necessários para o desenvolvimento dos conceitos da física lacaniana. Os textos sobre conjunturas (Brasil, Colômbia) ajudam o leitor a ter fé perceptiva na interpretação dos fenômenos abordados, em geral. A psicanálise (Freud, Lacan) é a base conceitual inicial e contínua da interpretação da história política mundial. 


Como se trata de uma interpretação que atravessa o discurso da universidade, o livro tem interesse também ao leitor universitário de áreas transdisciplinares e algumas disciplinares como ciência política, história, psicologia, sociologia política, sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário