sexta-feira, 22 de julho de 2016

CARTA AOS JOVENS JORNALISTAS


O Estado é um fenômeno real através da ação de seus funcionários burocráticos. Não se trata de um fato, e sim de um artefato. A tela gramatical original do Estado brasileiro atual foi uma tela de papel (tela de Gutenberg). Tal Estado foi feito de palavras escritas em livros e jornais. A Constituição de 1824 foi extraída dos livros de filosofia política que d. Pedro I leu na sua juventude. O poder moderador é uma ideia do francês Benjamin Constant.
D. Pedro instalou o poder pombalino, o golpe de Estado pombalino que ele aprendeu lendo os livros de história de Portugal e através da memória cultural política de sua família em extensão, pois, família real.
O poder pombalino é um fenômeno que instalou a política como simulacro, como sabiam os políticos e escritores do século XIX. Sabiam que a democracia imperial era apenas um simulacro político pombalino. Mas nesse teatro do simulacro pombalino, os escritores e políticos se comportavam como se a democracia fosse verdadeira. Se não era democracia, era o quê?
Quando a República se instalou através de um golpe de Estado pombalino, ela era claramente uma ditadura militar com semblância liberal-oligárquica. Depois se tornou uma ditadura civil oligárquica com semblância liberal. Em 1930, Vargas instalou um estado de exceção fáctico após um golpe de Estado pombalino. A história de Getúlio é uma história ditatorial populista. Getúlio foi a personificação da ditadura civil brasileira populista.
A democracia populista era uma ditadura de massas com semblância democrática. O primeiro presidente eleito foi um general trans-subjetivamente ligado ao fascismo alemão. O final da democracia populista foi um golpe militar pombalino de massas e a instalação de uma ditadura militar com semblância neoliberal antes do neoliberalismo. Em 1968, a Junta Militar instalou uma ditadura militar puro sangue por um ano. Depois, foi o desfile dos generais-presidentes (Médice, Geisel, Figueiredo) até Tancredo Neves conduzir o país para fora do Estado militar. Tancredo morreu antes de virar presidente, e José Sarney assumiu no seu lugar personificando abertamente um simulacro de democracia luso-brasileira. Com Sarney, O Estado luso-brasileiro saiu do armário da vovó.  
Veio a era do regime 1988. Não se sabe ainda como isso aconteceu, de onde Fernando Collor tirou o saber para pôr o Estado luso-brasileiro em uma crise catastrófica. Talvez d. Fernando seja um gênio político saído de uma garrafa. Aconteceu, então, uma reunião de todas as forças luso-brasileiras mais o PT, o Lula sertanejo e as massas urbanas de classe média contra a autodissolução do Estado luso-brasileiro. Collor foi destronado e seu vice luso-brasileiro Itamar Franco se tornou presidente.
Quando Itamar chamou um caboclo carioca-paulista para o comando da economia, ele talvez não tenha imaginado que FHC criaria o bolivarianismo na política latino-americana antes de Hugo Chaves. Se tivesse lido a sociologia política econômica de FHC, talvez Itamar pudesse antever a era bolivariana brasileira.
Naturalmente, FHC passou o bastão para Lula e o PT. Aí, o modelo oligarquia política híbrida bolivariana de FHC (alternância no poder nacional PSDB/PT em aliança com a velha direita liberal brasileira até os fim do tempo histórico) foi por água abaixo. Lula e o PT resolveram governar o Estado luso-brasileiro visando a autodissolução dele. No lugar deste poriam um Estado bolivariano multiculturalista de semblância latino-americano.
A era Lula é aquela da autodissolução do Estado luso-brasileiro que só pode ex-sistir na tela gramatical eletrônica. Detendo o monopólio cultural político econômico da tela eletrônica, o Grupo Globo se tornou multiculturalista e bolivariano, mas gramaticalmente, essencialmente, neoliberal. Trata-se de uma corporação capitalista eletrônica. A tela gramatical eletrônica neoliberal instalou a lógica da ruína do Estado luso-brasileiro. Ela é o Estado luso-brasileiro em sua crise final.                                             
O impeachment levou ao poder nacional um filho de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil na década de 1920, que se tornaram “paulistas”. Michel Temer não é a personificação do caboclo paulista da gramática euclidiana. Com Temer, o poder nacional não é mais luso-brasileiro. Temer é a aceleração cultural política econômica da crise do Estado luso-brasileiro. Trata-se de uma solução lógica como continuação da era bolivariana multiculturalista. Só que o poder nacional saiu das mãos da mulher para as mãos do homem libanês com semblância de um discurso jurídico liberal-democrático. Temer é um depositário da memória cultural política econômica libanesa. Essa é a essência do homem na linha de força da cultura política universal.
A tela gramatical eletrônica atual é a condensação do Estado luso-brasileiro em dissolução. Não é preciso um grande esforço para perceber que os atores (políticos e da classe simbólica) estão aturdidos com o fim do Estado luso-brasileiro.
Já é possível ver a sombra do imperador d. Pedro I rondando a velha capital do Império luso-brasileiro. Todos os atores decisivos parecem estar possuídos pelo fantasma do imperador pombalino. Em um país que não sabe o que é a democracia, a não ser como simulacro pombalino, a ditadura parece ser o caminho natural.
 A jovem geração de jornalistas não sabe o que é ditadura, mas também não sabe o que é a democracia. Ela recebe os artefatos e o discurso político dos governantes e os transformam em ficção da tela eletrônica, ou de papel. Os jornalistas não sabem que governo só ex-siste na tela eletrônica, assim como o Estado. Ditadura ou democracia só ex-sistem na tela gramatical eletrônica.   
A juventude do nosso jornalismo está sendo manipulada pelos nossos governantes. Porém, há duas espécies de jornalistas. A primeira espécie segue a linha liberal espontânea da cultura política universitária; a segunda é a linha dura (o jornalismo como continuação da linha dura militar do Estado militar por meios eletrônicos) do jornalismo eletrônico sempre pronta para servir a instalação de uma prática ditatorial que vai salvar o país.
Hoje, a ditadura é um fenômeno mundial (universal) que procura corpos políticos particulares (países). A DITADURA TURCA é uma ditadura universal do século XXI. O fato dos EUA e União Europeia não cortarem o mal turco pela raiz só é a prova de que a ditadura tem o almor (alma + amor) da classe governante mundial e das massas, inclusive no Ocidente.
Hoje, remar contra a corrente é fazer a luta pela democracia nos países onde ex-siste democracia formal. A jovem geração de jornalistas pode ser a vanguarda das lutas democráticas na política mundial. Como democrata, ela é adorável.  

      

Nenhum comentário:

Postar um comentário