domingo, 24 de julho de 2016

A ELEIÇÃO AMERICANA EM 2016


O Brexit gerou uma crise na União Europeia que não se transformou em uma crise política catastrófica para a democracia parlamentar inglesa. Já a eleição presidencial da América é vivida como uma crise política do sistema democrático.
O candidato Donald Trump não é o candidato dos sonhos da elite republicana. A divisão do partido republicano pode significar a derrota de Trump antes da largada na competição eleitoral pelo poder nacional com o candidato democrata? O partido americano é o partido das repúblicas estaduais ou estados. O federalismo americano é um campo de poder efetivo partidário. O partido republicano surge na eleição como um artefato sem unidade política em torno do chefe eleito na Convenção Partidária. Há um abismo intransponível entre o partido nacional condensado no chefe republicano e o federalismo do partido?
A velha ciência política realista define a prática democrática como luta pelo poder nacional e cargos estatais. Isso pode ser o buraco negro da democracia, pois, significa, inevitavelmente, perda de energia do regime e da nação. Tal luta pode, por exemplo, levar a desorganização da economia nacional e da política, com é o caso atual do Brasil. A definição de partido é parte do buraco negro, se partido é um grupo cujos membros se propõe agir combinadamente na luta competitiva pelo poder político, na concepção de Schumpeter de extração weberiana.  
O buraco negro pode ser evitado por um gerenciamento competente e sério do partido, da publicidade do partido, das palavras de ordem e da tela gramatical musical capaz de tocar no afeto das massas partidárias e das massas eleitorais. Isso é uma atividade racional do partido. Outro aspecto essencial é a qualidade do chefe político que deve ser a condensação da ideologia cultural política da parte nacional que o partido personifica.
Um fenômeno mundial brasileiro serve como exemplo. O PT tinha tal chefe político (Lula), um gerenciamento sério do partido (José Dirceu), palavras de ordem claras para as massas partidárias do bolivarianismo e uma tela gramatical musical adorável jamais vista no continente americano. Mas o chefe cometeu um erro político que empurrou o partido e o país para o buraco negro do desperdício de energia nacional. Lula pôs na presidência por transferência de carisma sertanejo mestiço um chefe político imbecil e parlapatão.
Tal chefe político acreditou que o único objetivo do governo era pôr e repor o multiculturalismo no comando da política e, que a economia seria fácil de ser conduzida a partir de seus toscos conhecimentos da ciência econômica universitária paulista. Deu no que deu!
Agora o pais tem que se haver com um sistema heteróclito, pois, sem tela gramatical partidária. O sistema político é um federalismo partidária oriundo da tradição oligárquica brasileira que tem como eixo o chefe político local. Porém, o país é uma República Federalista de faz conta. Não há republicas estaduais americanas, e os estados são ancilares à lógica de poder político na qual há um centro duro (governo nacional) que condensa todo o poder político real do país. Se o poder nacional entra em crise global, ou é a causa da crise econômica, os estados também se inclinam na direção da crise das cidades.
Donald Trump é um chefe político imbecil e parlapatão? Se ele é a imagem eletrônica do ditador demagogo (os democratas dizem que ele é similar a Hitler), isso quer dizer que o eleitorado americano, ao escolhê-lo, se põe no lugar do buraco negro da política americana?
Trump é um capitalista, ele significa a possibilidade da política americana como tela gramatical capitalista. Ele é um capitalista imbecil? Os democratas dizem que sim! Pensar na América como uma sociedade industrial do século XXI é uma imbecilidade? Isso vai contra o globalismo econômico do Nafta. Mas o Nafta significa realmente o globalismo a ser inventado?
Propor que a Europa compre o serviço de segurança militar mundial do Estado americano é algo imbecil. Transformar a Okhrana em parte da reprodução da economia real capitalista mundial (Okhrana como lógica da mercadoria mundial) é uma imbecilidade? Trump é a Dilma Rousseff americana?
Obama transformou o multiculturalismo em um fenômeno político mundial. Hillary Clinton continua tal política como um chefe político que é a costela do marido. Obama retirou os EUA de uma crise econômica mundial que ainda deixa a Europa de quatro e faz da China um continente sem rumo capitalista no século XXI. Quais são as propostas econômicas de Hillary? O competente marido é a âncora que assegura que o navio não vai ficar à deriva nas mãos da capitã.
Se há uma mínima possibilidade do capitalismo realmente existente se encontrar em uma crise histórica, a questão principal da eleição americana é a economia no comando da política. OS EUA parecem mostrar, com Obama, um caminho para contornar a crise global do capitalismo. Mas na cultura política econômica americana, há um choque entre o Estado ariano e a política multiculturalista que alimenta o campo de poder ditatorial com a guerra ariana contra os negros. Enquanto isso, a União Europeia tornou-se o centro político continental da cultura política econômica da miscigenação dos povos.
Tal contradição trans-subjetiva cultural política EUA e União Europeia não é uma divisão no capitalismo mundial que sobredetermina a política real e a economia real? Uma Hillary multiculturalista é um projeto de ideologia cultural política econômica para o capitalismo mundial que se choca com a ideologia da physis política biológica da miscigenação. A Europa criou o mundo moderno e o capitalismo moderno. A América recriou o capitalismo e, ao fazê-lo, pôs em crise a modernidade, como viu claramente Baudrillard. Quem vai inventar o capitalismo do século XXI?
Hoje, o problema de uma nova invenção do capitalismo mundial não é mais apenas um problema de economia real, como acreditam os tolos economistas. Trata-se da invenção do capitalismo como cultura política econômica e physis política do capital. O caminho da economia real é aquele de um capitalismo que acredita que a classe operária não existe como classe para si, e nem há a possibilidade de que este fenômeno seja reversível. Trata-se da leitura historial pela física da irreversibilidade. A classe governante capitalista usa ciência do real, usa física.
O mundo reversível e determinista é o mundo da física do objeto real (coisas que constituem o mundo). Trata-se do mundo de das Ding. A irreversibilidade e as probabilidades mostram-se relativas às condições sob as quais o mundo quântico pode ser observado. O homem consciente é o responsável pela produção irreversível dos fenômenos observáveis que ele mede.
Ilya Prigogine e Isabelle Stengers dizem que a noção de observação desempenha um papel central na mecânica quântica, porque é ela que permite dar um sentido às probabilidades. Trata-se de um elemento “subjetivista” introduzido na física. Na física geopolítica, a observação é parte da trans-subjetivação da irreversibilidade e das probabilidades como lógica de sentido da cultura política econômica mundial e da physis do capital.  
O capital mundial observa como irreversível a luta de classes, pois, ela é um fenômeno que deixou de ex-sistir com o fim da probabilidade de um mundo organizado pela ideologia cultural política econômica, ou socialista, ou comunista. O capital mundial considera que houve a autodissolução de tal probabilidade com o fim da URSS e o caminho capitalista chinês pós-Mao Tse Tung.
Há uma passagem da primazia da cultura política econômica sobre a política mundial para o quê?
Para o capital mundial um proletariado ancilar do século XXI significa um fato da physis política do capital, não mais um problema de cultura política econômica da sociedade de classes.
O confronto entre o partido republicano e o partido democrata nos EUA se faz no meio dessa tempestade mundial observada pela física do capital e, modestamente, pela física geopolítica lacaniana. A ciência do real está no comando da transição do capitalismo rumo, ainda, ao desconhecido! 
Donald Trump personifica a física do capital mundial? 
       
                                     

                                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário